MINHA CARREIRA NOS EUA BLOG

​​I’m a blogger VERENA FERREIRA.
I  try to understand global Business culture.

Sou uma Engenheira de Alimentos que acabou virando Marketeira. Formada pela Unicamp, não tinha o perfil tão metódico e introspectivo exigido para engenharia. Porém, essa formação técnica na área de exatas me abriu muitas portas para o mundo corporativo. Iniciei minha carreira na maior empresa de alimentos do mundo, a Nestlé. Comecei como estagiária na área de Finanças e aprendi tudo sobre o "coração" da empresa. Após dois anos de estágio e com minha graduação segui para a área de Marketing como Analista. Assim como eu, Marketing é uma área dinâmica, sem rotinas, onde você se envolve com todos os detalhes do produto e negócio. Precisa entender desde as variações nos preços das commodities do seu produto até que emoções seu produto está provocando no consumidor. Essa visão ampla do negócio e proximidade com o desenvolvimento do produto realmente me fascinam até hoje.
Para continuar crescendo nessa área, fiz uma especialização em Marketing e um MBA pela FGV.  Passei também pela área de Trade da Nestlé, para ter mais contato com as operações de vendas e execução. Depois, fui gerente de produto na Bimbo, cuidando da marca Ana Maria. Minha última posição no Brasil foi como Gerente Senior da marca Adria de massas e biscoitos na M. Dias Branco.
Sempre investi e trabalhei muito para construir minha carreira. Além de amar meu trabalho, sempre me diverti muito no meio corporativo, fiz muitos amigos e a segurança financeira e independêcia que uma carreira estruturada oferece, são valores muito importantes para mim. Redescobri o quanto ela representava e como era importante na minha vida nesse momento em que tive que abrir mão de tudo. Abri mão "temporariamente" para acompanhar a expatriação do meu marido aos EUA. Meu marido é minha família, meu maior incentivador a pessoa mais maravilhosa que poderia escolher para dividir minha vida.

Somos e sempre seremos Brasileiros, torcendo pelo melhor para o nosso país. O maior desafio da expatração é equilibrar o que manteremos da nossa cultura e o que iremos absorver de novo, morando nos Estados Unidos. Chegar nesse equilíbrio é um processo longo e cheio de altos e baixos. Entender uma nova cultura não é fácil.
O mais importante é poder se sentir em casa de novo. Uma das vitórias da expatriação é poder sentir, quando o avião pousa na sua nova cidade, que você está em casa.